sexta-feira, março 10, 2006

A voz do povo

Depois de seis messes escrevendo esse espaço no Diário, o colunista faz um balanço e resolve compartilhar alguns resultados. Soube que a coluna tem repercutido em listas de discussões, virou pauta em sala de aula e o texto sobre a eletrocooperativa se desdobrou em outras matérias por aí, Brasil afora. O breve debate em torno do funk com meu vizinho do andar de cima teve uma recepção positiva mesmo entre amigos do meio jornalístico. Aplausos para o Diário por sustentar uma polêmica interna saudável!

O mais bacana é ler os emails escritos por pessoas que gastaram um precioso momento de suas vidas para dar apoio ou malhar essas linhas tão despretensiosas. A primeira reação aconteceu logo no começo: “seus sampleados, junto com toda a sua computação gráfica nem um pouco decorativa, não valem um único 'traço tosco' de Gil Vicente”. Confesso que errei feio. Nosso artista domina plenamente a técnica de desenho e eu escrevi aquilo a partir de uma imagem publicada no jornal. Mas mantenho minha opinião acerca do conceito da obra.

Pra compensar, o carinho da Liliana Falangola, neta do pioneiro do cinema pernambucano Ugo Falangola, que me enviou um pedaço de sua intimidade: uma foto do avô numa espécie de altar familiar.

Alguns emails são bastante inteligentes e me fazem pensar, como os de Luiz Pattoli, de São Paulo - breve reflexão sobre as mudanças da indústria fonográfica - ou a pergunta de Bruno Lins: ele começa afirmando que "busco o discernimento que se deve ter quando do julgamento de fenômenos como o brega, o funk, e outros ritmos populares sob pena do estabelecimento de uma inflexibilidade nos critérios que dizem respeito à 'qualidade' do que é produzido atualmente no país " pra na seqüência me questionar sobre o porquê de eu detonar a axé music. Essa rende uma coluna. Tá anotado!

Roupa suja

Mas, queridos leitores, se eu conheço o temperamento pernambucano, acho que o que vocês querem mesmo é saber das arengas.

Falar sobre baile funk de modo respeitoso significa confusão: "isto é papo de romântico babaca", me escreve um furioso anônimo para terminar com um "Quanta hipocrisia!" Isso apenas por que tratei Deise Tigrona e Catra como artistas que eles são. Não tem jeito: é mesmo guerra de classes.

Já Romilson se invocou e diz que venho "de longe - Sergipe - esculhambar o nosso frevo" e me manda estudar história. Porém, no fim, não posso deixar concordar com ele: "Sinceramente, nós lemos cada coisa em jornal!!!!"

Se existe uma linha tênue entre o amor e o ódio, devo tomar cuidado para que um guitarrista local não se apaixone perdidamente por mim. Por causa de quatro palavrinhas “ares de rock progressivo” - que, a meu ver, não combinava com o palco do Rec Beat -, fui bombardeado em três emails longos numa incrível demonstração de atenção e respeito a cada letrinha contida nessa coluna. O missivista externa seus sentimentos em palavras duras, sem rodeios: "entendo suas mágoas, seus infinitos rancores e recalques e, mais pra frente você tentou criar um sucesso virtual junto com seus amigos jornalistas jabazeiros e comunas , arrumou um bico nessa coluna pra não morrer de fome" - mal sabe ele que escrevo por prazer, meu ganho é essa troca de idéias com os leitores - para concluir com um conselho positivo, “é possível sair da tua mediocridade, explore mais sua beleza, sua indefinida sexualidade”...

Pra completar, num dos emails o cara se despede com ... um beijo (?). É ruim, hein?

APR

Confirmado: Diple, DJ/Produtor, parceiro da badalada M.I.A. vai estar presente no Abril Pro Rock desse ano. Gostou? Então escolha uma roupa leve, sapatos confortáveis e caia nos pancadões do rapaz. Esse ano a sexta-feira do festival está para os pés de valsa.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá
não conhecia seu trabalho, foi através do documentário que passou na TVe, se não me engano O SERGIPE DE DJ DOLORES. Fiquei emocionada com o documentario e a forma como vc desenvolve seu trabalho. Eu queria gravar se vc souber quando vai repetir ou como conseguir uma copia...
nzyngier@hotmail.com Obrigada!!

9:46 PM  

Postar um comentário

<< Home