sexta-feira, janeiro 13, 2006

Um experimento na era da web

A cria nasceu há uns dois anos atrás. Charmosa, ficou em casa, longe dos ouvidos dos vizinhos, paparicada orgulhosamente pelos pais. E olha que são muitos, nem tão ciumentos mas corujas da sua obra.

A cria finalmente conseguiu sua emancipação e no fim do mês passado chegou às lojas. Promete causar sensação, digo eu, o mais alegre dos pais. Estou me referindo ao CD Narradores de Javé - Instituto vs. DJ Dolores, vermelho e esperto como bebê pródigo.

A história é que fiz a trilha sonora para o filme homônimo, da diretora Eliane Café e, findo o trabalho, eu tinha em mãos vários temas bacanas que gostaria de lançar em CD. Resolvi testar uma tese muito preciosa para mim: compartilhar aquelas músicas com outras pessoas com intuito de mutiplica-la através dos pontos de vista dos envolvidos. Coube ao coletivo Instituto distribuir e administrar o projeto. E gente como B Negão, Fernando Catatau, Kassin, Flu, Maurício Takara e muitos outros acabaram se metendo nessa aventura.

Os convidados tiveram total liberdade para acrescentar ou suprimir instrumentos e letras e em contrapartida ganharam co-autoria. Do meu lado, houve casos em que fiz uma música e virei autor de várias. Tem mais: eu digo que, em muitos casos, a releitura é melhor que a original!!

Nada se prever no mundo da música. A gente atira uma isca e espera que algum peixe morda e aquela canção vire um sucesso e faça o rio da prosperidade passar na nossa casa.. Deixar que essas pessoas mexam no meu trabalho, dividindo os méritos com eles só aumenta minhas chances de fisgar um peixe.

Esse é o modo de trabalhar música do futuro: sem mesquinharia congelada de gravadora, porque, na era da internet, generosidade e espírito coletivo podem ser negócios lucrativos.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

uau!!!
trabalho novo...oq poderia dizer espero que dêeee muito certo! adorei saber da participacao do Bnegao afinal adoro o som dele...hehehhehe...um cheiro!

1:58 PM  

Postar um comentário

<< Home