quarta-feira, abril 07, 2010

Chico Buarque

Não tenho nenhuma opinião sobre Chico Buarque, tenho lembranças! Meus primos paulistas cantavam suas músicas ao violão e lembro da minha mãe ouvindo “A Banda”, que meu pai massacrava no banjo, dando ênfase ao ritmo mais que a melodia. Acho que li a letra de “A Banda” bem antes de ouvir a música pois estava lá, impressa no meu livro de alfabetização, doce, otimista e ingênua canção de ninar nos tempos de medo e enjôo da ditadura.

Aos militares, ele dizia que “você não gosta de mim, mas sua filha gosta”. Mesmo agora, passado tantos anos, Chico Buarque conseguiu manter o amor das mães que ensinaram as filhas a admirar a beleza de seus olhos claros e de suas palavras ternas ao descrever o espírito feminino da classe média brasileira.

(Lindo, lindo, dizem as moças)

Chico Buarque é uma entidade que pode aparecer no calçadão de Ipanema ou num night club em Paris, mas também dizem que ele está jogando futebol nesse exato momento ou ainda que deu o ar de sua graça no sonho de alguma dona-de-casa entediada.
(Lindo, lindo, berram em coro as donas-de-casa)

Homens enciumados defendem que ele é um péssimo cantor enquanto outros, conformados com sua pequenez tentam copia-lo. Mas faltam os olhos, aqueles olhos!

(Aqui em Pernambuco há quem afirme com convicção que ele é o pai biológico do governador do estado, dono de semelhante olhar verde-hipnótico).

Tive a honra de fazer o que deve ser o único remix consentido em sua carreira. A música, “Ode aos ratos” está presente no álbum “Carioca” e me rendeu a oportunidade de defender, como goleiro, as cores do Polyteama, onde nossa lenda viva exerce o papel de zagueiro e fundador. O homem de olhos verdes e jeito de moleque me chamava de “minha muralha”, não sei se por ironia –sou baixinho e jogo mal -, por carinho, ou por ambos.

Isso aconteceu em Berlim, na última copa do mundo, era um jogo absolutamente informal entre brasileiros e alemães, sem nenhuma divulgação, mas ainda assim ouvia-se vozes femininas em tom de histeria a gritar: “lindo, lindo”!!!!

5 Comments:

Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

8:03 PM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

8:03 PM  
Blogger Unknown said...

Acho que depois de tantos "lindo, lindo" e donas-de-casa entediadas ele cansou de fazer música. Passou a escrever livros em que descreve a frustração de homens com as mulheres (como é o caso de Leite Derramado, Budapeste e Beijamim). São livros bem bacanas, mas com uma visão nada otimista do amor romântico.

8:09 PM  
Blogger PG_Cysneiros said...

Além de trabalhador da música, vejo que DjDolores tb é escritor - no sentido simples daqueles que colocam em palavras sentimentos, pensamentos. Sem pretensões de figurar em academias.

9:30 AM  
Blogger Unknown said...

e quanto terminou o jogo?
saudacoes, my friend

guga

10:42 PM  

Postar um comentário

<< Home